Você já conferiu aqui sobre as vantagens do transporte marítimo e aéreo.
Agora, vamos mostrar quais são os tipos de frete internacional, além disso, como planejar e escolher o mais adequado! Entender sobre este assunto é fundamental, pois influencia a forma de cobrança e determina as responsabilidades pela entrega de mercadorias.
Se você faz parte das empresas que nos últimos anos ampliou os seus negócios para outros países, continue a leitura que vamos explicar as diferentes categorias de fretes internacionais.
Atuar no mercado externo, desde importação e exportação até a produção de produtos e serviços em outros países, faz parte da internacionalização. Isso quer dizer que existem categorias distintas de frete, que impactam diretamente os custos das transportadoras.
O que é necessário para fazer uma cotação de frete internacional?
O frete internacional nada mais é que o valor pago pelo uso ou pela locação de embarcação ou qualquer outro meio de transporte (rodoviário, marítimo, ferroviário ou aéreo) pertencente a outro.
Mas, como é o pagamento do frete internacional?
O pagamento pode ocorrer de duas formas:
- Freight Prepaid
- Freight Collect
Freight Prepaid: conhecido também como frete pré-pago. Significa que será pago imediatamente após o embarque, para retirada do B/L (embarque marítimo). Pode ser pago no local ou país de embarque (o que é feito normalmente) e também no exterior. Vale ressaltar que o frete pré-pago e os Incoterms são coisas distintas.
Freight collect: nesta condição, o pagamento do frete poderá ocorrer em local diverso daquele de embarque ou destino. Ou seja, pode ser pago em qualquer lugar do mundo, sendo que o armador será então avisado pelo seu agente sobre o recebimento, de modo a proceder a liberação da mercadoria.
Não há obrigatoriedade da menção, no Conhecimento de Embarque, do valor do frete a ser pago. Ele poderá ser substituído pela cláusula Freight as Per Agreement (frete conforme acordo).
É obrigatório mencionar o local de pagamento do frete, porém, o valor pode ser substituído pela cláusula Freight as Per Agreement (frete conforme acordo).
Confira a seguir, dois exemplos de tabelas:
Fonte: www.fazcomex.com.br
Bom, agora que você já entendeu como funcionam os pagamentos, continue a leitura para saber como você deve escolher e planejar o frete internacional mais adequado para a sua empresa!
Algumas informações precisam ser coletadas, como:
- Cidade e País de origem/ destino;
- Prazo de entrega;
- Modal a ser utilizado (aéreo, marítimo, rodoviário);
- Tipo de mercadoria (peso, volume, natureza, cubagem);
- Custo do serviço;
- Valor da mercadoria;
- Disponibilidade para envio.
Quais são as responsabilidades e obrigações de quem compra e de quem vende?
Definir responsabilidades do importador e exportador é uma questão muito importante no transporte internacional de carga. Para isso, foi criado o Incoterms, que são normas que regulamentam e definem os direitos e obrigações, com o intuito de melhorar a comunicação entre os países e evitar conflitos nos negócios do exterior.
De acordo com a nova versão dos Termos Internacionais de Comércio, as normas podem ser usadas também em compra e venda de mercado interno e não têm qualquer impacto sobre contratos de seguro, relações bancárias e despachantes aduaneiros. Ou seja, regulam apenas a relação do exportador e importador.
Conheça os 11 Incoterms utilizados no comércio internacional:
Reconhecidos em todo mundo, os Incoterms são representados por meio de siglas compostas por 3 letras e são divididos em quatro categorias pelos grupos de letras C, D, E e F. Conheça quais são:
Grupo C – Transporte Principal Pago
CFR – Cost and Freight (Custo e Frete)
O responsável pelo desembaraço da mercadoria na alfândega é o exportador. Ao passar o costado do navio, passa a ser de responsabilidade do importador, que pode ou não optar pelo seguro da carga. Utilizado em casos de transporte aquaviário.
CIF – Cost Insurance and Freight (Custo, Seguro e Frete)
O exportador é o responsável por todos os custos do transporte da mercadoria, incluindo o seguro, sendo responsável pela mesma até que ela percorra todo destino. Somente em transporte aquaviário.
CPT – Carriage Paid To (Transporte pago até certo destino)
Responsável pela contratação do transporte (da origem até um local predefinido no país de destino), pelo desembaraço alfandegário no país de origem, o exportador entrega a mercadoria a um responsável indicado no país de origem. Vale ressaltar que o seguro fica por conta do importador. Utilizado nas modalidades terrestre, marítima e aérea.
Grupo D – Chegada
DAT – Delivered at Terminal (Entregue no Terminal)
Aplicado a qualquer modalidade de transporte internacional. A responsabilidade pelo desembaraço em seu país e pelo transporte até o momento em que a carga é entregue no terminal de carga citado no contrato. A partir desse ponto, é o importador que passa a ser responsável pela mesma.
DAP – Delivered at Place (Entregue no local)
O exportador é responsável pelo desembaraço de exportação e o transporte até o local combinado no país de destino. A partir desse ponto, o desembaraço de importação e a descarga da mercadoria passam a ser responsabilidade do importador. Utilizado em qualquer modalidade de transporte.
DDP – Delivered Duty Paid (Entregue com direitos pagos)
Aqui fica a cargo do exportador o desembaraço, taxas e o transporte desde a origem até o destino apontado pelo importador. Aplicado a qualquer modalidade de transporte.
Grupo E – Partida
EXW – Ex Works (Na fábrica)
Nesta modalidade, o vendedor somente tem que disponibilizar a mercadoria no local e data marcada. A partir daí, o comprador deve providenciar o transporte da mercadoria e arcar com todos os riscos, custos e desembaraço de exportação na origem. Pode ser utilizado em qualquer modalidade de transporte internacional.
Grupo F – Transporte Principal Não Pago
FCA – Free Carrier (Franco Transportador)
Pode ser utilizado tanto na modalidade de transporte terrestre, quanto aéreo ou marítimo. O vendedor disponibiliza a mercadoria em um local previamente acordado ainda no país de origem, onde a transportadora do comprador recepciona a mercadoria e passa a se responsabilizar por ela.
FAS – Free Alongside Ship (Livre no Costado do Navio)
O transporte principal só pode ser aquaviário, ou seja, marítimo, fluvial ou lacustre. A responsabilidade do exportador se encerra no momento em que ele deposita a mercadoria, ao lado do navio que fará o transporte principal, no cais ou em embarcação auxiliar.
FOB – Free on Board (Livre a Bordo do Navio)
Somente na modalidade aquaviária. O vendedor se compromete a entregar a mercadoria já desembaraçada dentro do navio.
Para escolher o melhor Incoterm para a sua operação, é importante saber o quanto o fornecedor estará disponível para a negociação. Além disso, fique atento a todos os custos que envolvem o transporte e, se preferir, seja assessorado por um profissional especializado no assunto.
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