Esta afirmação foi divulgada pela Sea-Intelligence, agência de consultoria especializada em transporte marítimo internacional. A informação está navegando para todos os lados, deixando o setor nada otimista. Segundo a agência, o frete pode levar entre 18 e 30 meses até que encontrem a normalidade.
Isso quer dizer que os preços só voltariam ao normal em meados de 2023.
O cálculo foi baseado nos níveis pré-pandêmicos do CCFI (China Containerized Freight Index), nos fretes de 12 rotas internacionais desde 1998. No gráfico abaixo é possível visualizar os cinco períodos em que o frete teve quedas prolongadas (grifados em vermelho) e cinco períodos de aumentos sucessivos (verde).
Mas como foi feito esse cálculo?
A Sea-Intelligence encontrou médias de queda semanal variando entre -0,4% e -0,9% durante o período 1998 a 2019, sendo que a maior queda aconteceu durante a crise financeira global de 2008-2009. Se o cálculo considerar as médias de queda apresentadas em conjunto nesses cinco períodos de recuo mostrados em vermelho no gráfico, levaria cerca de 26 meses para que os fretes voltassem a algo próximo do normal.
A agência também afirmou que no terceiro trimestre de 2021, os principais armadores do mundo já somam quase US$ 80 bilhões em lucro operacional. Esse valor recorde é resultado dos fretes altíssimos e muita demanda no mercado.
Os armadores somaram US$ 37,2 bilhões em lucro operacional, considerando o EBIT (lucro antes de juros e tributos). Para se ter uma noção, em todo o período entre 2010 e 2020 foram US$ 37,86 bilhões de lucro obtido pela indústria.
Se somar com os US$ 42,1 bilhões de lucro obtidos no primeiro semestre de 2021, o valor chega aos quase US$ 80 bilhões. Nos primeiros nove meses de 2021, a indústria lucrou mais do que o dobro do que em todo o período entre 2010 e 2020.
Entenda:
- US$ 37,86 bilhões: lucro da indústria entre 2010 e 2020;
- US$ 37,24 bilhões: lucro da indústria no 3º trimestre de 2021;
- US$ 79,34 bilhões: lucro da indústria nos primeiros nove meses de 2021.
Aguardamos um cenário mais otimista no valor dos fretes para apresentar a quem precisa movimentar cargas através do transporte marítimo.
Fonte: Container Diario