Entenda mais sobre cada etapa e como funciona o transporte dos contêineres, desde o transporte inicial ao porto até a saída para a desova das cargas.
O transporte marítimo é o principal modal utilizado na importação e exportação de cargas, que são armazenadas em contêineres para o transporte entre os portos de saída e de destino. Assim que o navio chega carregado ao porto, inicia-se a movimentação para a retirada das cargas e o transporte até o destino final, formando essa cadeia de processos do transporte marítimo.
Dessa forma, são várias as etapas que compõem todo o andamento dessa modalidade de transporte, e é importante termos uma visão geral para estarmos atentos a todas as especificidades de cada passo dessas movimentações. Para você compreender melhor, separamos informações específicas sobre cada estágio das viagens dos contêineres, do início ao fim do processo.
Carregamento e transporte até o porto de saída
Os contêineres vazios são localizados em pátios e depósitos, normalmente em localização próxima ao porto, e após liberados, acontece o processo de carregamento. Até que o container chegue no porto, o transporte acontece de forma rodoviária, onde os veículos específicos para transporte de contêineres são normalmente caminhões trucks, muncks e cavalos, desde que suportem o peso e tamanho da carga. Este tipo de transporte de cargas é regido por uma série de normas determinadas pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), que especifica as normas de veículos altos ao transportar contêineres, registro do veículo e demais legislações para circulação dos caminhões.
Descarregamento no pátio do porto
Após a chegada no porto, acontece uma inspeção de segurança e uma vistoria física em relação à várias especificações da unidade, bem como checagens sobre possíveis avarias e observações sobre o navio em que a carga irá embarcar. Os tratamentos de descarga são diferentes em cada porto, e é um processo que os profissionais precisam estar atentos ao verificar se o container está de fato preso e seguro durante a operação.
Planejamento e entrada no navio
Para o planejamento dos contêineres a serem enviados no navio, são consideradas as especificidades do container, como o tamanho, o tipo, e do que se trata a carga armazenada nele, bem como o destino final do container. Esses itens são observados a fim de garantir maior segurança e eficiência no processo.
No posicionamento do container, ele é identificado em uma posição (como uma numeração) específica que depende da localização do container no navio. Essa numeração internacionalmente recebe o nome de BAY-ROW-TIER. Cada navio que carrega contêineres é dividido em compartimentos que, nesta numeração, são chamados de BAY (Baía), e dependendo do tamanho do navio, pode chegar a 40 compartimentos, por exemplo (sendo a BAY 01 a mais à frente do navio).
O ROW (fila ou linha, na tradução) se refere ao local em que o container está posicionado de acordo com a largura do navio, ou seja, a numeração funciona de forma horizontal ao olhar o navio de frente.
Já o TIER, determina em que altura ou nível o container está localizado, desde a parte mais baixa da Bay vista anteriormente, até o container mais alto, basicamente. A posição do container então, será determinada através de três numerações, a combinação BAY-ROW-TIER.
Viagem pela rota marítima e chegada no porto de destino
O navio porta-contêineres sai do porto e inicia a rota marítima para o porto de destino e, em caso de exportações, pode demorar mais de um mês no percurso para um destino internacional com distância considerável. O transporte marítimo possui esta posição de relevância e eficiência mundial pois permite levar um alto volume de cargas em uma única viagem, que nenhum outro modal conseguirá, mesmo existindo algumas opções mais rápidas (como o transporte aéreo).
Com a chegada do navio no porto de destino, ele atraca após permissão e pode iniciar-se o processo de desova das cargas, um tipo de serviço que busca agilizar algumas etapas de escoamento e descarga.
Saída para a desova (esvaziamento de carga)
Desova é o processo em que se retira, com os devidos equipamentos, as cargas dos contêineres para acelerar o processo, até o momento de despachar e transportar os produtos. Trata-se de um processo demorado, onde as empresas costumam contratar terceiros para efetuar a desova, liberando as mercadorias com cuidado e de forma antecipada (a fim de satisfazer os clientes, agilizando o tempo de liberação).
A desova se dá início após as devidas análises de documentações e escolhas de equipamentos adequados aos pesos e especificações das cargas, e amarrações são realizadas para impedir que as cargas sofram possíveis danos enquanto armazenadas dentro dos contêineres.
Processo de devolução e taxa de demurrage
A devolução dos contêineres utilizados é logicamente necessária e normalmente possui um prazo de devolução pré estabelecido em contrato. Em alguns casos é assinado um Termo de Responsabilidade de Devolução de Contêiner com Armadores, onde estão especificados os prazos permitidos para uso dos contêineres e uma previsão de indenização ao Armador caso o prazo seja ultrapassado, essa indenização é cobrada através do que chamamos de taxa de Demurrage.
Demurrage é um termo que surgiu do Francês, e significa estadia. A taxa de Demurrage é cobrada de forma diária e determinada em dólar para cada tempo excessivo de estadia, até que o container chegue no terminal estabelecido em acordo. Um bom planejamento pode evitar a demurrage, bem como a contratação do serviço de desova com uma empresa de confiança, solicitada assim que possível para agilizar os procedimentos e permitir a devolução dos contêineres dentro do prazo acordado.
Cada etapa aqui especificada é importante e compõem essa principal categoria. Entender todo o processo de transporte do container na modalidade marítima é essencial para se ter um panorama geral para as situações de transportes e auxiliar nas escolhas e contratações de empresas especializadas no transporte marítimo.
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